sexta-feira, 27 de abril de 2018

Destrinchando o edital da vida

Imagem: Google



Por Daniela Uejo


Pra quem estuda regido por editais compreende melhor este título. Hoje eu parei pra pensar nos tópicos do meu edital de vida. Sabe... quesitos como família, saúde, trabalho, estudos, casamento, ser mãe.


Tem um momento da nossa vida que a gente começa a se questionar se está aprendendo a viver, se está emburrecendo ou se os valores das pessoas em volta apenas diferem de maneira especialmente gritante de nós.

Há momentos em que a gente aprende a agradecer, mesmo por quase ser atropelada para pegar aquele ônibus (porque Deus me livrou do atropelamento). Agradecer pelas horas nesse ônibus (pois vejo nelas a oportunidade de estudar mais e em cada edital de estudos a oportunidade de mudar de vida).

Agradecer pelos impasses e deslealdades no trabalho (porque nos mostram como jamais devemos ser como seres humanos). Agradecer pelo pouco tempo com o filho e o marido (porque demonstra que cada minuto ao lado deles é mais importante que as mil horas fazendo qualquer outra coisa). Agradecer por tristezas com pessoas da igreja (porque denotam o quanto ela e nós ainda estamos sob amadurecimento espiritual, e precisamos ser pacientes). Agradecer pelas pessoas más que passam por nossas vidas (porque elas nos ensinam a viver, é só refletir). E tantos motivos que diariamente temos para agradecermos a Deus, simplesmente por sermos diferentes de todo o universo que conspira contra nós. Afinal, cada batalha nos torna mais fortes.


Então... ao destrincharmos o edital da vida a gente entende que é tão pequeno para tantas coisas e tão grande para outras. Como nas matérias, temos nossos pontos fortes e fracos. Os fracos para aperfeiçoarmos. Os fortes para ensinarmos e ajudarmos os fracos, pois um dia lá estávamos nós, precisando de apertos de mãos e abraço.