sexta-feira, 29 de abril de 2011

A música pelos músicos






Música, estímulo além dos ouvidos 
Por: Daniela Araújo

                         Músicos tentam exprimir a importância da música e os mais diversos significados que ecoam dela. Segundo o dicionário Aurélio, a música como arte é uma forma de produzir ou transmitir o que é belo. É uma forma de expressão que utiliza os sons como matéria prima, assim como a linguagem convencional utiliza palavras. Em outra versão diz que são sons organizados ou sofisticados.

            Alguns cientistas se firmam com base no surgimento dessa arte junto com o homem pré-histórico, segundo a bíblia já se entoavam cânticos nos céus, até mesmo lúcifer antes de pecar contra Deus, era do ministério de cânticos.

            “A música vem se transformando de acordo com os movimentos e correntes filosóficas e culturais. É uma definição básica de onde há uma seqüência, ou agrupamento, de sonoridades e silêncios oportunos e seqüenciais. É o que diz o músico e integrante da bandaVaga - Lumes No Vazio da Noite de Vênus, Rairy de Carvalho, 22 anos.



            “Para mim a música vai muito além de tudo o que vemos, é algo que nos faz bem internamente, que nos faz ficar contentes ou lembrar de algo que um dia nos deixou triste, a música é algo difícil de se explicar, mas que é fácil de se sentir.”  Diego Camargo, 26 anos, músico e cantor da dupla Bruno e Camargo.



             Mas, além de acordes, solos e cifras, música é, sobretudo, algo que transcende. É uma linguagem universal. Não há ninguém tão leigo que não sinta seu tocar diferente e ninguém tão músico que não necessite de novas energias por ela proporcionada.

             “A música é a arte de sincronizar os sons, e a maneira mais agradável de expor nossos sentimentos”. 
É o que diz a cantora e professora de canto, Dayane dos Santos, 25 anos.



 A música é aquela força que envolve que faz nascer nas pessoas um sentimento transformador. Tem o sublime poder de acalmar e aflorar ânimos.  “A música para mim não faz parte apenas de uma definição técnica e metódica onde podemos encontrar uma fórmula mágica para a fazermos. É a transformação de estados de espíritos, onde a alma se liberta e pode sentir em seu momento único a força da melodia produzida por ela”, complementa Rairy. “Para mim não deve ser rotulada, classificada e muito menos subjugada, o que temos que compreender é que existem culturas distintas existentes e movimentos culturais emergentes”, diz.


           Os acordes devem soar de forma a harmonizar nossos entendimentos. Ela deve nos entreter de forma doce e singela, não importando seu estilo, “quando se é músico e vive diariamente em função da música, nesse momento nota-se o tanto que ela toca o coração e os sentimentos de todas as pessoas que buscam na música uma solução e um caminho”, enfatiza Diego.

            “Quando canto, estou expressando o que sinto estou sentindo. Consigo ir além das palavras e tocar a alma das pessoas. Com três anos comecei a cantar, e não pretendo parar. Amo cantar”, confessa Dayane.

Após tantos momentos de stress que nosso corpo e ouvidos passam durante o dia, em meio à globalização, modernização por todos os lados, o avanço tecnológico tem que possuir algum benefício.